compartilhe

Estão utilizando a sua marca sem autorização? Saiba o que fazer!

Coutoria: Rebeca Estrela

Você ou alguém que você conhece já deve ter se deparado com uma busca simples na internet de uma marca e surgirem nos resultado várias outras marcas muito parecidas ou até exatamente iguais. Se a situação mencionada ocorreu com a sua marca, continue lendo esse texto!

Em 2022, no Brasil, houve mais de 2 milhões de novas empresas surgindo no mercado.  Com esse cenário, há um aumento da possibilidade de surgirem negócios cujas marcas se assemelhem ou até copiem a sua marca. Ao mesmo tempo, existe também o cenário de pessoas mal intencionadas, que se aproveitam do sucesso do seu negócio para utilizar a sua marca sem ter solicitado.

Você trabalhou duro para desenvolver a sua marca, investiu tempo, esforço e dinheiro para aprimorar a sua propriedade intelectual. No entanto, existe sempre a possibilidade de alguém erroneamente usar sua marca sem o seu consentimento.

O uso indevido de uma marca registrada pode levar à confusão dos consumidores quanto à origem do produto ou serviço. Isso pode causar prejuízos para a empresa titular da marca, além de violar seus direitos exclusivos. 

Então, o que fazer se alguém usar indevidamente a sua marca? Continue lendo nosso artigo para conhecer os passos a serem tomados no caso de alguém usar indevidamente a sua marca, bem como as medidas para combater a infração. 

  • Registro de marca

O registro da sua marca te proporciona o uso exclusivo do nome e da logomarca. Assim, dentro do nicho do seu negócio, você estará protegido contra concorrentes que desejem copiá-lo. 

O registro de marca é válido em todo o território nacional. Logo, ao ter o seu registro deferido, sua marca está protegida no Brasil inteiro. Com a exclusividade em todo o país, o seu consumidor terá muito mais confiança e segurança na sua marca ao comprar o seu produto ou contratar o seu serviço.

O melhor caminho para proteção da sua marca é o registro! Assim, o mais importante é que você registre sua marca o mais rápido possível. Além disso, é necessário considerar o levantamento de possíveis conflitos de marcas antes do registro. 

Desta forma, você terá os direitos legais necessários para acionar o infrator e, assim, garantir que a sua marca esteja protegida. 

  • Notificação e indenização por uso indevido 

Com a sua marca registrada, o segundo passo é identificar quem usa a sua marca sem o seu consentimento. 

Isso exigirá uma pesquisa cuidadosa para descobrir qualquer informação relevante sobre o responsável pelo uso indevido, bem como reunir provas sólidas do uso, como exemplos de mídia, portfólio de trabalhos, artigos, screenshots de páginas da web e outros documentos. 

Uma vez que você conhece o infrator e tem provas de que ele está usando indevidamente a sua marca, a próxima etapa é confrontá-lo através de uma notificação. 

A notificação deve informar o infrator sobre quais direitos foram violados, como ele está usando indevidamente a sua marca e que ele deve parar imediatamente, assim como uma data limite para que ele se abstenha de usar a marca. 

Caso persista o uso indevido, você pode requerer judicialmente para que cesse o uso, além de pedido de indenização pelos prejuízos causados.

  • Como prevenir o uso indevido da sua marca?

Para prevenir o uso indevido, além do registro da marca, é importante estabelecer protocolos de prevenção para garantir que o uso indevido não ocorra novamente, seja através da realização periódica de pesquisas de marca, monitoramento dos seus canais de mídia social e criação de mecanismos de alerta para monitorar o que está sendo dito sobre a sua marca. 

Por isso, é recomendável que você busque ajuda um especialista em propriedade intelectual, para realizar o registro da sua marca e ser responsável pela elaboração de notificação pelo uso indevido, bem como processo judicial para cessar essa má utilização.

Ficou com alguma dúvida? O CMRD Advogados pode te ajudar neste e em vários outros temas!

Se preferir, você pode deixar um comentário no texto ou entrar em contato conosco pelo e-mail contato@cmrdadvogados.com.br. 

Será um prazer receber sua mensagem! ????????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CMRD ADVOGADOS © 2022. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.