Embora as pessoas estejam, cada vez mais, preocupadas com a preservação de seu patrimônio para futuras gerações, existem certas dúvidas a respeito de qual tipo de planejamento seria o melhor para a particularidade de cada núcleo familiar.
Assim, surge a figura da holding familiar, um mecanismo de proteção aos bens patrimoniais de uma família.
Neste post, você verá:
A estrutura legal, na maioria dos casos, é criada através de uma sociedade limitada ou de responsabilidade limitada. Esta empresa é administrada pelos membros da família e possui seus próprios bens, direitos e responsabilidades.
Os membros da família podem trabalhar juntos para investir, gerenciar e administrar seus ativos e, através da Holding Familiar, preservar este patrimônio para as futuras gerações. A holding familiar também existe para facilitar o planejamento sucessório da família, gerando lucros e protegendo o patrimônio da família de possíveis ameaças.
Existem alguns princípios básicos que devem ser observados na construção de uma holding familiar. Os princípios mais importantes são:
Assim, para a feitura de uma Holding Familiar personalizada e detalhada, procure uma assessoria jurídica especializada no tema.


- Construir uma estrutura legal que seja estável e resiliente;
- Estabelecer uma comunicação clara e consistente entre a Holding e os membros da família;
- Planejar metas de longo prazo;
- Definir de forma clara as responsabilidades de cada participante da holding;
- Estabelecer regras e políticas claras que sejam aplicáveis a todos;
- Desempenhar um papel ativo na gerência dos investimentos e da Holding;
- Escolher bons advogados, consultores e contadores para ajudar a gerenciar os aspectos legais;
- Elaborar um plano de sucessão para garantir a transmissão dos ativos de geração em geração;
- Manter os ativos da holding separados dos ativos individuais;
- Criar estratégias de investimento de longo prazo.
- Proteção de bens: A Holding Familiar oferece proteção aos ativos da família em uma pessoa jurídica, distanciando os riscos da atividade empresária do patrimônio familiar.
- Gestão de bens: A Holding Familiar permite que os membros da família gerenciem seus ativos de forma segura e eficiente, de forma a garantir que os bens sejam preservados e geridos de acordo com os interesses dos membros da família.
- Planejamento tributário: A Holding Familiar proporciona aos membros da família a oportunidade de planejar suas finanças de forma eficaz, podendo, eventualmente, gerar a minimização dos impostos que devem ser pagos e oferecendo a proteção de seus ativos.
- Sucessão: A Holding Familiar ajuda os membros da família a planejar sua sucessão com segurança, assegurando que os ativos e heranças sejam gerenciados com cuidado.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o CMRD Advogados nas redes sociais! 🚀💙
Instagram: @cmrd.advogados | YouTube: youtube.com/cmrd.advogados

Caio Marques
Advogado Societário
Master of Law (LLM) em Direito Societário pelo Insper (SP). Mestre em Direito pelo PPGD/UNIPÊ. Especialista em Direito Civil e Processo Civil pelo UNIPÊ. Mediador Judicial certificado. Certificado pelo Insper (SP) em Contabilidade para Tomada de Decisões e Gestão Patrimonial.