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Post-Auditoria-Trabalhista

Saiba como a Auditoria Trabalhista pode ser uma aliada da sua empresa

Coautoria: Lorena Roque

Sabemos que a legislação trabalhista é um sistema complexo e possui diversas nuances, assim, o empreendedor precisa conhecer as normas constitucionais que regem a relação de trabalho, a CLT, normas regulamentadoras (38 NRs!), legislações especiais, E-social… 

Desse modo, para navegar dentre esses caminhos tortuosos e demasiadamente complexos para quem não entende acerca do assunto, é necessária a ajuda de especialistas, a fim de que haja um trabalho preventivo, visando o desenvolvimento sustentável e crescimento da empresa em curto e longo prazo, já que a quantidade de ações trabalhistas ajuizadas anualmente é enorme. Você sabia que no ano de 2021, de acordo com os dados divulgados pela Justiça do Trabalho, foram julgadas 2.830.478 de ações trabalhistas? Pois é, mais de 2 milhões de reclamações trabalhistas!

Nesse sentido, você, empresário, busca uma forma de manter a segurança jurídica da sua empresa, de modo a prevenir riscos, verificar a conformidade legal, melhorar a imagem da sua empresa no plano externo e não fazer parte desses números?  

Para isso, existe um processo de verificação sistemática e independente da conformidade das práticas de gestão de recursos humanos, o qual tem o objetivo de identificar possíveis irregularidades e o grau de adequação à legislação trabalhista e saná-las de plano, antes mesmo que se tornem, de fato, um problema. Esse processo é chamado de auditoria trabalhista. 

 Ficou interessado?  A seguir vamos te explicar como funciona.

O que é a auditoria trabalhista?

A auditoria trabalhista surge como uma forma de controlar e prevenir possíveis problemas administrativos e jurídicos que possam surgir, visando identificar os potenciais riscos e dirimi-los, objetivando a saúde de sua empresa. 

Sabemos que existem diversas normas que regulam a relação de trabalho, as quais são constantemente atualizadas e refletem, principalmente, nos aspectos fiscais e financeiros da empresa, de modo que se não forem devidamente observados, podem ocasionar diversos problemas judiciais, tendo em vista o ajuizamento de reclamações trabalhistas, e administrativos, como multas do Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério Público do Trabalho (MPT).  

 

Outro ponto que merece destaque é que, não necessariamente a sua empresa deve figurar em um grande número de processos trabalhistas, isto é, ainda que o  número de processos trabalhistas contra o seu empreendimento seja ZERO, a auditoria trabalhista se faz necessária, uma vez que visa, sobretudo, o trabalho PREVENTIVO, o que gera segurança jurídica para a organização como um todo, inclusive, otimizando os processos internos. 

Além disso, não são apenas empresas de grande porte com elevado número de funcionários que têm como necessidade a implementação da auditoria trabalhista, de modo que as Microempresas e as Empresas de Pequeno Porte podem e DEVEM visar o controle e a prevenção dos riscos inerentes à sua atividade empresarial através da auditoria trabalhista, sendo essencial, também, nessas situações. 

Dessa forma, o processo que envolve o serviço de uma auditoria trabalhista requer análise minuciosa, nos documentos e as atividades diárias da empresa, para  emissão de parecer à empresa, expondo os potenciais problemas e as respectivas soluções.  

Em síntese: a auditoria trabalhista é uma valiosa ferramenta para garantir o cumprimento de regulamentos, prevenir problemas trabalhistas e melhorar a eficiência operacional e, ainda, mostrar responsabilidade social, aumentando assim, a lucratividade da empresa auditada.

Quais os benefícios da auditoria trabalhista para a sua empresa? 

Como mencionado anteriormente, a auditoria trabalhista oferece inúmeros benefícios ao empresário, dentre os quais, destacamos: 

  1. Prevenção de riscos trabalhistas: Uma auditoria trabalhista ajuda o empresário a identificar possíveis riscos e irregularidades relacionados ao emprego, tendo em vista que são diversas normas que devem ser seguidas, acerca das quais é necessária orientação, uma vez que possuem peculiaridades a depender das atividades desenvolvidas pela empresa. Isso permite que as empresas tomem medidas para corrigir essas questões antes que elas possam resultar em problemas mais graves.
  2. Melhoria da conformidade legal: Uma auditoria trabalhista ajuda a garantir que as empresas estejam cumprindo todas as leis trabalhistas e regulamentos relacionados ao emprego e trabalho, como práticas de contração, condições de trabalho, registros de pagamento e de ponto. Isso minimiza o risco de multas e, também, de processos trabalhistas.
  3. Otimização dos processos de recursos humanos: A auditoria trabalhista ajuda a identificar possíveis pontos fracos nos processos de recursos humanos. Isso pode melhorar a eficiência e a eficácia dos processos de contratação, gestão de pessoal e remuneração. Além disso, é possível, em alguns casos, inclusive reduzir custos com contratações e benefícios.
  4. Melhoria da imagem da empresa e demonstração de responsabilidade social: Uma empresa que cumpre as leis trabalhistas e regulamentos relacionados ao emprego e trabalho é vista como mais confiável e ética. Isso pode melhorar a imagem da empresa perante funcionários, clientes, fornecedores e potenciais investidores. Além de aumentar o nível de engajamento e produtividade dos funcionários, é possível ter como reflexo indireto um aumento da lucratividade da empresa.

Sendo assim, o empresário interessado em manter a integridade operacional, jurídica e social da sua empresa, terá inúmeras vantagens, diretas e indiretas com a implementação dessa ferramenta essencial para o universo empresarial, as quais estão para além das apontadas acima. O que você está esperando para auditar sua empresa? 

Como é realizada a auditoria trabalhista na sua empresa? 

Em primeiro lugar, é importante escolher uma equipe especializada em direito trabalhista para empresas para conduzir a auditoria, de forma a garantir a qualidade e confiabilidade dos resultados. Após a escolha acertada da equipe profissional, é importante que os objetos e o escopo da auditoria sejam claramente definidos, para que uma avaliação  seja realizada, tomando por base um plano de ação específico para sua realidade empresarial.

Escolhido o profissional especialista ou a equipe, e definidos os objetos a serem avaliados, chegou a hora de começar, de fato, a auditoria.  Assim, inicia-se a fase de revisão de documentos relacionados aos trabalhos dos funcionários, como contratos, folhas de pagamento e registros de ponto, por exemplo. 

Além disso, também é realizada uma entrevista com os funcionários da empresa, a fim de que sejam obtidas informações a respeito das condições de trabalho e colhidas sugestões dos empregados, bem como analisar se as práticas trabalhistas estão de acordo com a legislação vigente. 

Feito isso, é elaborado o relatório com o diagnóstico detalhado para que sejam apontadas as possíveis irregularidades e adotadas medidas corretivas com intuito preventivo. Dessa forma, serão identificadas e sugeridas medidas correcionais pela equipe de auditoria,  para que a empresa melhore a eficiência do setor trabalhista e garanta maior adequação à legislação trabalhista.

Você sabia que o CMRD Advogados possui uma equipe especializada em Auditoria Trabalhista com vasta experiência na área?

Se você, empresário, se preocupa com a sua empresa e sente a necessidade de uma análise completa dos possíveis riscos que permeiam as suas atividades empresariais, a solução é a contratação de uma auditoria trabalhista realizada por uma equipe especializada,  a qual oferece diversos benefícios para a sua empresa.

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