compartilhe

auditoria-trabalhista-3

Como a auditoria trabalhista pode ajudar o desenvolvimento sustentável da sua empresa

Provavelmente você já ouviu falar em auditoria trabalhista e talvez saiba que essa é uma maneira preventiva de atuação, sendo uma das abordagens jurídicas mais eficazes para evitar e controlar problemas legais e administrativos.

Buscando esclarecer um pouco mais sobre essa temática e ferramenta tão importante, o texto de hoje explica o que é uma auditoria trabalhista, como é realizada e os benefícios que pode trazer para a sua empresa.

A auditoria trabalhista consiste em uma análise da estrutura organizacional e tem como objetivo realizar uma avaliação da empresa, similar um raio-x, analisando toda documentação como folha de pagamento, ficha de EPI, Esocial, contratos internos e externos e as práticas dos colaboradores para verificar se a empresa está agindo em conformidade com todas as diretrizes jurídicas e administrativas trabalhistas.

O responsável por conduzir a auditoria trabalhista elaborará um relatório detalhado, diagnosticando possíveis falhas e aspectos que podem ser melhorados, oferecendo à empresa a oportunidade de corrigir os erros e de se aperfeiçoar de forma contínua.

Desse modo a auditoria irá te proporcionar diversos benefícios, tais como: 

  • Prevenção de riscos e processos trabalhistas: identificar como e onde a empresa está errando, permitirá a correção das irregularidades e, assim, é possível evitar processos judiciais. 
  • Redução da aplicação de multas por parte dos órgãos fiscalizadores: uma empresa que atua em conformidade com a legislação e de acordos normativos trabalhistas pertinentes à sua realidade evitará falhas que impliquem em atuações fiscais e sanções. 
  • Engajamento da equipe e crescimento sustentável: a auditoria trabalhista também pode auxiliar no aprimoramento das operações do RH, revisando procedimentos internos e políticas da empresa. Assim, poderá ter como reflexo a otimização de processos internos, redução de custos desnecessários e um melhor relacionamento da equipe.  As boas práticas da empresa normalmente têm efeitos positivos reconhecidos pelos funcionários, resultando em um maior desempenho.
  • Crescimento contínuo e eficaz: após a correção e aprimoramento da estrutura organizacional e dos procedimentos internos, a empresa poderá crescer de maneira segura para atingir seus objetivos.
  • Boa imagem da empresa: Uma empresa com boa reputação e imagem ética para negócios passa credibilidade às pessoas e as estimula a se tornarem clientes.
  • Redução de custos: mediante um raio-x dos procedimentos internos e das condutas dos colaboradores, a empresa poderá, eventualmente, reduzir custos com pagamento de horas extras e benefícios indevidos, por exemplo. Evitar processos judiciais agindo de forma preventiva também auxiliará no crescimento financeiro, pois muitas vezes uma reclamação trabalhista pode representar um ônus significativo para a empresa, comprometendo sua saúde financeira.

Em resumo, a auditoria trabalhista não apenas identifica possíveis falhas jurídicas e pontos de melhoria dentro da estrutura organizacional de uma empresa, mas também oferece uma oportunidade valiosa para corrigi-las e aprimorar seus processos internos. 

Ao adotar uma abordagem proativa, as empresas podem não só prevenir riscos legais e processos trabalhistas onerosos, mas também promover o crescimento sustentável, o engajamento da equipe e alcançar seus objetivos de maneira eficaz. Portanto, investir em auditoria trabalhista é investir no sucesso e na saúde financeira de longo prazo da empresa.

Gostou do conteúdo?  Não deixe de seguir o CMRD Advogados  nas redes sociais para ficar sempre por dentro de conteúdo jurídico para sua empresa. 

Ficou em dúvida sobre algum ponto? Você também pode deixar um comentário no texto.

Evany Barbosa

Advogada associada

Advogada do setor trabalhista. Formada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Home

Blog

CMRD ADVOGADOS © 2022. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.